Significado dos Sonhos

sonhos

Quem foi que nunca teve um sonho diferente e ficou pensando neste o dia inteiro? A linguagem dos sonhos é simbólica, o que instiga ainda mais a nossa curiosidade sobre o que eles querem dizer. E não há limite para quem sonha. Durante o sono, mesmo deitados em nossas camas, podemos voar, nos transformar, e viajar por mundos imaginários inimagináveis. Por vezes, são sonhos tão positivos que quando acordamos, tentamos até dormir de novo. De acordo com a psicanálise, os nossos desejos reprimidos podem, de certa forma, ser realizados durante o sonho. Outras vezes, temos pesadelos, às vezes recorrentes, dos quais temos muito medo, e despertamos assustados.

Sonho e Psicanálise

Procurar entender o significado dos sonhos nos ajuda a conhecermos-nos melhor. E quando nos conhecemos melhor, temos a oportunidade de viver uma vida mais tranquila. Não é a toa que um dos livros mais importantes e conhecidos de Sigmund Freud tenha sido a Interpretação dos Sonhos, que causou polêmica ao ser lançado em 1900. Neste livro dos sonhos, o pai da psicanálise define o conteúdo do sonho como a realização de um desejo. Para Freud, o enredo do sonho teria um sentido explícito, manifesto, e que importaria menos, e outro mais simbólico, ligado ao desejo de quem sonha, menos explicito, latente, e cujo significado importa muito para a terapia de quem sonha. Simplificando, o sonho seria, portanto, um ótimo material para o indivíduo entender seus desejos, e resolver suas questões. Mas o livro de Sigmund Freud não se trata de um dicionário de sonhos, mas sim uma obra complexa sobre o campo da psicanálise.

Interpretação Lúdica dos Sonhos

Além da psicanálise, a interpretação dos sonhos também faz parte da cultura popular, onde os significados foram desenvolvidos de uma maneira mais lúdica, sem pretensões científicas. E são exatamente estas interpretações que surgiram ao longo do tempo, e foram se incorporando as crenças populares, que procuramos reunir neste espaço para ajudar nossos leitores a interpretar seus sonhos.

Dicas para Lembrar dos Sonhos

Todos sonham. Às vezes as narrativas parecem literatura fantástica, em outros momentos assemelham-se mais com a realidade. Mas nem todo mundo se lembra sobre as narrativas quando acorda. Outros lembram quando despertam, mas esquecem-se logo depois. Pensando nisso, nós elencamos algumas dicas abaixo que vão facilitar a vida de quem busca interpretar os sonhos do dia:

– Caneta e Papel ao lado da cama é importante para quem lembra quando acorda, mas esquece-se do enredo do sonho no decorrer do dia.

– Escreva no papel tudo o que lembrar sobre o sonho logo ao despertar.

– Procure, além de descrever o sonho em linhas gerais, pensar qual passagem mais te marcou, e nesta passagem, qual o protagonista (um gato, uma cobra, um casamento, etc.).

– A partir disso, procure em nosso dicionário dos sonhos o protagonista (por exemplo, Cobra) usando a busca desta página ou encontre pala letra inicial (ex.: “C” de cobra) nos links com as letras do alfabeto.

Além disso, pelo link da barra de navegação no topo da página, você pode enviar o seu sonho e o significado para, quem sabe num futuro próximo, a interpretação dele seja incorporada ao nosso livro dos sonhos.

Deixe um comentário